Publicado em: 25/11/2017

Evento realizado em Ponte Nova, Minas Gerais, discute como harmonizar a sustentabilidade com rentabilidade na suinocultura, num ambiente que permita ganhos ao produtor e preservação ao meio ambiente.

Numa promoção da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), em conjunto com a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), foi realizado na quarta-feira (22/11), em Ponte Nova, Minas Gerais, o 2º Workshop Ambiental.


Com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o evento aconteceu na sede da Assuvap e reuniu mais de 100 pessoas, entre produtores, profissionais do setor, estudantes, técnicos e consultores ambientais, em um ambiente propício para a troca de informações.


Ao todo foram seis palestras que serviram para discutir formas de desenvolvimento que atendam às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade produtiva das gerações futuras, seguindo a premissa de missão e valores da Assuvap.


“Elaboramos este seminário com temas que mesclam a importância da racionalização do recurso água, bem como as soluções tecnológicas que nos auxiliarão a utilizar os dejetos como receita financeira para nossas propriedades”, disse Fernando Araújo, presidente da Assuvap, ao destacar que “produzir com sustentabilidade é a palavra de ordem que a associação dissemina”.


Baixa Emissão de Carbono


O consultor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cleandro Pazinato, abriu o seminário apresentando o projeto “Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono”, que tem objetivo de identificar tecnologias redutoras de emissão de gases estufas na suinocultura. “Esse projeto”, explicou Pazinato, “consistiu em visitas a propriedades no Brasil inteiro para fazer um levantamento dessas tecnologias, e daquelas que têm maior viabilidade econômica comprovada”.


Aproveitamento de dejetos


Na sequência, o biojornalista Cesar da Luz, ligado ao Sistema APS (Associação Paranaense de Suinocultores), articulou as vantagens que a destinação correta e o aproveitamento dos dejetos podem trazer para o meio ambiente e para as granjas produtoras de suínos, como, inclusive, forma de geração de renda extra para o empreendimento, através dos fertilizantes orgânicos.


Gestão da Água


O doutor em engenharia ambiental Jorge Tavares relembrou da importância da água para a suinocultura e para a vida. “A água é finita e somos dependentes dela”, disse Tavares, categoricamente, após apresentar algumas soluções hídricas para granjas e o programa de gestão da água na atividade.


Licenciamento Ambiental


O Workshop Ambiental da Assuvap e Coosuiponte também fortaleceu a parceria e o diálogo com os órgãos ambientais.  Em um primeiro momento, o gestor ambiental da Semad, Vanildo Paiva, ministrou palestra sobre “Licenciamento ambiental na suinocultura”, explicando processos e fases do licenciamento. O público, participativo, apresentou suas ideias e retirou dúvidas sobre o tema.


Em seguida, o gestor ambiental da Supram Zona da Mata, Leonardo Gomes, apresentou o plano e relatório de controle ambiental para a suinocultura. “Achei interessante a proposta do evento porque foi bem esclarecedor para o produtor de como que a secretaria atua”, sintetiza Gomes.


Projeto Monitoramento das Águas


Em outra importante palestra, o Superintendente de Estratégia e Fiscalização Ambiental da Semad, Marcelo Fonseca, apresentou os resultados do projeto “Monitoramento das águas da Bacia do Rio Piranga", realizado pela Assuvap em parceria com a Semad. Segundo ele, o resultado mostrou significativa melhora das águas e comprovou que o problema não era diretamente associado à suinocultura.


O programa foi efetuado no período de três anos, onde foram monitorados diversos pontos do rio, nas áreas urbanas e rurais, para identificar as principais medidas mitigadoras. De acordo com Fonseca, o grande diferencial foi a parceria entre setores público e privado. “A Semad entrou com a parceria de orientação e capacitação dos servidores e dos produtores, em contrapartida a associação se disponibilizou a fazer um acompanhamento da qualidade ambiental na região”, diz o superintendente. “E o resultado foi excelente, mostrou que houve uma melhoria significativa na qualidade ambiental na bacia do Piranga”, completa.


 


(*Com informações da Assessoria/Assuvap)

Workshop Ambiental em MG harmoniza sustentabilidade e rentabilidade