Publicado em: 15/04/2016

Do problema à solução. Do prejuízo ao lucro. A transformação de dejeto em adubo granulado!

Se "transformar é uma forma inteligente de produzir", como bem destaca a temática da AVESUI 2016, a tecnologia DEJGRAN vem ao encontro dessa proposta e atende a necessidade da suinocultura na questão dos dejetos. Essa nova tecnologia será destaque na AVESUI, de 3 a 5 de maio, no CentroSul em Florianópolis (SC).


A tecnologia DEJGRAN é um sistema muito aguardado nas últimas décadas pela suinocultura brasileira e mundial, uma vez que tanto soluciona o problema ambiental, quanto gera renda extra ao produtor, justamente pela transformação do dejeto em adubo organomineral, eliminando a necessidade da compostagem. Também serve para potencializar a geração de bioenergia nas propriedades, evitando o assoreamento dos biodigestores.


Na palestra de lançamento da tecnologia DEJGRAN, a partir das 16h45 do dia 3 de maio, na programação da AVESUI, o responsável pelo setor de Marketing da empresa, jornalista Cesar da Luz, também porta-voz do Sistema Suinícola no Paraná, detalhará o desenvolvimento deste processo, abordando as etapas que permitem, através de um fluxo contínuo e com o uso das técnicas de granulação e secagem, transformar em questão de minutos o dejeto suíno em adubo organomineral, numa produção em escala industrial.


Pela grande importância da tecnologia para a criação de suínos, bem como de aves, já que é possível associar a cama de aviário, a APS e a ACCS, entidades que representam os interesses dos produtores do Paraná e de Santa Catarina, estão apresentando e recomendando o uso da nova tecnologia, sendo que a DEJGRAN estará no mesmo estande do Sistema APS na AVESUI.


Já citado nas etapas realizadas até agora pelo Ministério da Agricultura (MAPA), nos Fóruns Nacionais do Plano ABC de Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, esse novo complexo elimina o problema ambiental por completo nas granjas e as despesas com o tratamento dos dejetos, proporcionando além disso lucro ao produtor pela comercialização do adubo. Ou seja, literalmente, transforma problema em solução e prejuízo em lucro!

TECNOLOGIA DEJGRAN NA AVESUI 2016 COM APOIO DO SISTEMA APS