Publicado em: 30/07/2016

A primeira edição do projeto Expedição Suinocultura, da Gazeta do Povo/RPC será lançada em agosto e irá fazer um levantamento que busca diagnóstico da atividade

Numa iniciativa do Núcleo de Agronegócio da

Gazeta do Povo

, com envolvimento direto do sistema suinícola do Paraná, através da APS, Suinosul e Assuinoeste, a Expedição da Suinocultura vai a campo produzir um diagnóstico da suinocultura brasileira. Em sua primeira edição, a ser lançada no mês de agosto, o projeto vai percorrer as principais regiões produtoras de suínos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


Uma equipe de técnicos e jornalistas da

Gazeta do Povo,

nesta

primeira edição do projeto Expedição Suinocultura, farão um levantamento que busca diagnosticar a atividade brasileira, discutindo desde os padrões adotados nos frigoríficos à logística do embarque portuário. O projeto vai conferir criadouros (granjas com todos os tipos de criação), indústrias e corredores de exportação dos quatro estados.


Alternativa à carne do frango e do boi, a produção de suínos cresce, mas encontra dificuldades para se consolidar. Entre altos e baixos o consumo per capita se expande no mercado interno e a proteína encontra cada vez mais espaço no ambiente internacional. Opção de renda e diversificação dentro da porteira, na última década o suíno rompeu fronteiras e posicionou o Brasil entre os principais exportadores da carne.


“Além do crescimento da produção, do consumo e da exportação de suínos nesses estados e no Brasil, é cada vez maior a importância econômica e social do setor, potencializada pelos diversos elos da cadeia produtiva, como as empresas e indústrias fornecedoras de insumos e serviços”, destaca Giovani Ferreira, coordenador do Núcleo de Agronegócios da

Gazeta do Povo

.


Sobre a Expedição Suinocultura 2016


Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da

Gazeta do Povo

, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, projeto realizado há dez temporadas, e nesta edição conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Frimesa, Banco do Brasil, Suinosul e Confraria do Leitão.

 

(Matéria editada a partir de informações de publicação do site da Gazeta do Povo)

Paraná participa da Expedição da Suinocultura