Publicado em: 08/08/2017

Dentre as comemorações, foi feita homenagens a antigos funcionários, dentre eles o engenheiro agrônomo Remi José Sterzelecki

Os 50 anos da Emater em Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná, foram comemorados em solenidade que destacou os relevantes serviços prestados pelos extensionistas do órgão neste meio século de contribuição às diversas atividades dos produtores rurais daquela região.

A festa alusiva ao cinquentenário da Emater em Chopinzinho foi prestigiada pela comunidade local e regional, lideranças e autoridades em geral, dentre elas o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Jacir Dariva; o prefeito da cidade, Alvaro Scolaro, e o presidente da Câmara Municipal, Leônidas Moser. Fez-se um registro histórico e verdadeiro da contribuição da Emater para o desenvolvimento daquele município sudoestino.

Na solenidade foram homenageados todos os funcionários que passaram pelo Escritório de Chopinzinho, inaugurado em 1967, dentre eles o engenheiro agrônomo Remi Jose Sterzelecki, atualmente no Escritório Central da Emater, em Curitiba.

“Passados tantos anos, esse foi um dos momentos mais gratificantes de toda minha vida e de minha carreira como extensionista”, destacou Remi, que se emocionou ao reencontrar amigos do início da sua carreira, dentre os quais os colegas Ana Maria e Leônidas, e ao rever membros das famílias de produtores de Chopinzinho, como Matte, Censi, Ceni, Scolaro, Secco e outras que durante o trabalho de Remi estavam envolvidas com produção de milho e suínos e que diversificaram suas atividades com produção de leite e frutas, “iniciativas que revelam justamente o espírito de luta, esforço e dedicação de toda aquela comunidade. Esses são os verdadeiros atores do progresso e desenvolvimento de Chopinzinho, que se iniciou nos anos 60”, frisou Remi, ao fazer questão de agradecer a atual equipe da Emater local, integrada pelos funcionários Lovato, Márcia, Herivelto, Alderi, Vieira, Luciana, Zelide e Edivan.


Quem é Remi Jose Sterzelecki


Nascido em 08 de setembro de 1.948, na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, Remi Jose Sterzelecki atua hoje no escritório central da Emater, em Curitiba. Formou-se como Engenheiro Agrônomo pela UFRGS (Porto Alegre), em 1.972 e fez Mestrado (MSc) em Produção Animal (melhoramento genético) pela própria UFRGS, em 1.979. Uma década depois, concluiu sua Especialização em Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Lavras, Minas Gerais.

Iniciou sua carreira como Extensionista Municipal em Chopinzinho, em 1.973, sendo Extensionista estadual da Emater desde 1.975. É Coordenador Estadual do projeto de Suinocultura da Emater desde aquele ano, tendo sido Secretário Executivo da Associação Paranaense de Suinocultores no período de 1.975 a 1.979, e também Presidente da Associação de Suinocultores do Centro Sul do Paraná, Suinosul.

Ao longo de sua carreira, desenvolveu diversos projetos, destinados ao acompanhamento técnico e econômico das propriedades suinícolas e também para transformação de milho em proteína animal (carne suína), voltados à melhoria da renda dos Agricultores Familiares das Regiões de Guarapuava, Irati, Curitiba e União da Vitória.

Sua relação com a suinocultura é ressaltada em projetos como o destinado à melhoria do rendimento e qualidade da carne suína, na busca por um suíno especial com peso entre 130 e 150 quilos; pelo Lapsui, projeto destinado ao levantamento e divulgação dos Indicadores (acompanhamentos) de preços dos suínos vivo, carcaça e cortes praticados pelo mercado independente de suínos no Paraná; pela Bolsa de Suínos, um projeto destinado ao acompanhamento e negociação semanal de preços de referência para o mercado independente, dentre outros projetos.

Remi Jose continua ligado intimamente ao setor suinícola através da Confraria do Leitão, um projeto da Suinosul, apoiado pela Emater, que tem por objetivo divulgar a carne suína e promover a integração e confraternização dos agentes envolvidos na cadeia da carne suína (técnicos/produtores/indústria/varejo) da região Centro Sul do Paraná.

Emater de Chopinzinho comemora 50 anos e homenageia extensionista