Publicado em: 07/03/2016

Uma nova reunião aconteceu dia 2 de março, em Florianópolis e um novo encontro já está agendado para Curitiba, no fim do mês

Representantes dos produtores integrados da Região Sul prosseguem as tratativas em torno da elaboração de uma planilha de custos única e válida para os três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Reuniões nesse sentido estão acontecendo nos últimos meses e a previsão é de que no fim de março, em Curitiba, aconteça o encontro que definirá essa planilha.


Os custos de produção para os integradores vêm sendo alvo de estudos, análises e discussões por produtores e indústria integradora, sendo que a última reunião com o objetivo de levar adiante a definição pela planilha única aconteceu na semana passada, dia 2, em Florianópolis (SC), com a participação de representantes da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), incluindo seu presidente, Losivanio Di Lorenzi, e seu colega do Paraná, Jacir Dariva, que é presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), e de órgãos como a Embrapa, Cepea, Senar, Faesc e Faep, além do técnico contratado pelo sistema para coordenar os levantamentos de custos de produção na suinocultura integrada.


De acordo com informações do presidente da APS, Jacir Dariva, o encontro de Florianópolis foi produtivo e na ocasião foi realizado um alinhamento da maneira como os custos são levantados. “Foram padronizados os tipos de instalações a serem usados no levantamento de custos, assim como determinado o número de animais por metro quadrado e considerado o uso do vazio sanitário nas granjas. Também ficou definido o padrão de arrazoamentos usados pela maioria das empresas, os quais, numa maneira geral, devem seguir como padrão o que existe no Paraná para o levantamento dos custos, haja vista que a planilha do estado paranaense é considerada a mais completa”, informou Dariva.


No próximo dia 24 de março, haverá reunião na Embrapa, em Concórdia (SC), para serem definidos os modelos de instalações e as metragens por animal a serem usadas, sendo que no fim de março, em Curitiba, todas as entidades envolvidas estarão novamente reunidas para concluir os trabalhos e definir a tabela única de custos a ser utilizada pelos três estados do Sul, na atividade desenvolvida pelo sistema da integração.

CUSTOS DE PRODUÇÃO: PROSSEGUEM AS TRATATIVAS EM TORNO DE UMA PLANILHA ÚNICA