Publicado em: 18/09/2015

Os eventos realizados contaram com a participação direta e o envolvimento da Associação Paranaense de Suinocultores

Como parte das comemorações dos 192 anos de Jaguariaíva, foi realizado um evento que marcou a participação do sistema suinícola na programação de aniversário do município, no período de 11 a 15 de setembro. Além da realização de um Workshop de Cortes Especiais de Carne Suína com o Mestre Açougueiro da ABCS, Daniel Furtado, que empolgou os participantes, com suas técnicas e dicas de preparação de pratos à base de carne suína, houve participação do sistema estadual da suinocultura paranaense no IV Festival Cultural e Exposição de Jaguariaíva.


Jaguariaíva fica localizado no extremo Sul do Paraná, próximo à divisa com o estado de São Paulo, e é um dos mais antigos municípios do Paraná, cuja origem está ligada diretamente à suinocultura, pois no fim do século 19 se instalou na cidade o famoso Frigorífico Matarazzo, que funcionou até a década de 60.


Os eventos realizados contaram com a participação direta e o envolvimento da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), inclusive com a presença do presidente da entidade, Jacir Dariva, e tiveram apoio da empresa especializada em genética suína Topgen, de Arapoti, de propriedade da produtora e empresária Beate von Staa.


Após o Curso de Cortes, na sexta-feira, dia 11, Daniel Furtado e uma equipe de colaboradores, muitos dos quais participantes do curso e voluntários da Paróquia da Igreja Católica de Jaguariaíva, prepararam diversos pratos que foram servidos no almoço do domingo, dia 13 de setembro, com destaque para Lombo à Pururuca, Paleta suína, Pernil à Pururuca, talharim à Bolognesa, copa e coroa de lombo e até churrasco. E como não podia faltar, foi servido também torresmo, cuja técnica de preparo aproveita 100% do material utilizado.


Ao todo, foram 33 participantes do Curso de Cortes, dentre os quais açougueiros, cozinheiros (inclusive de cozinhas industriais), cozinheiras da APAE e outros interessados.


Na opinião de Beate von Staa, que esteve envolvida em todas as ações e foi uma das maiores incentivadoras do evento, essa foi uma experiência interessante e, obviamente, um aprendizado. “Os participantes realmente aproveitaram e muito todas as informações. Organizamos o evento na paróquia da igreja Matriz de Jaguariaíva e as carcaças utilizadas no curso foram usadas para o almoço beneficente do domingo”, observou Beate, ao ressaltar a ligação antiga e histórica que a cidade de Jaguariaíva tem com a suinocultura, em seus primórdios no Paraná, sendo que mantém até hoje alguns pratos tradicionais, com o mais conhecido a quirera com carne suína. “Portanto, temos aqui um público que já aprecia a carne suína. Obviamente, falta todo conhecimento de um melhor aproveitamento da carne bem como a respeito da saudabilidade”, acrescenta Beate.

CURSO DE CORTES E ALMOÇO À BASE DE CARNE SUÍNA SÃO SUCESSO NO PARANÁ