Publicado em: 03/10/2017

Bem-estar animal, além da gestação coletiva, com debates sobre sua relação com manejo, ambiência e enriquecimento ambiental com ganhos de produtividade serão discutidos durante o evento, de 17 a 19 de outubro, em Goiânia, GO

Em uma atividade dinâmica e em constante transformação como a suinocultura, o bem-estar animal desponta entre os temas que mais ganharam importância nos últimos anos. O primeiro dia do XVIII Congresso Abraves, dia 17 de outubro, será dedicado inteiramente ao assunto. O Painel Bem-estar de Suínos fará uma abordagem ampla e vai tratar o tema muito além da gestação coletiva de matrizes, abrangendo medidas de manejo em outras fases de produção, promovendo não somente o bem-estar, mas melhorando a saúde e o desempenho do rebanho.

A cadeia como um todo já vem evoluindo nesta questão, sendo que todas as grandes agroindústrias brasileiras já assumiram o compromisso público de adotar o conceito de bem-estar animal nos próximos 10 anos. Estas ações também têm influenciado os produtores independentes, o que reforça a importância de destacar o tema sob seus vários aspectos, defende o médico veterinário, membro da comissão organizadora do XVIII Congresso Abraves, Iuri Pinheiro Machado. “A gestação coletiva é um pré-requisito para o bem-estar, mas ele não se restringe a isso. Vamos discutir outras questões, como enriquecimento ambiental, por exemplo, que é uma ferramenta de bem-estar pouco adotada e que pode trazer outros benefícios ao desempenho zootécnico", destacou o especialista. Ele salienta que o Brasil tem amadurecido muito bem nesta direção.

Segundo Iuri, “já existe um consenso de que é necessário e possível investir em bem-estar animal, envolvendo investimentos em educação, manejo e instalações”.

O painel sobre o Bem-estar de suínos será realizado pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), em parceria com o Mapa, com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), a Embrapa Suínos e Aves e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Outras informações sobre o XVIII Congresso Abraves podem ser obtidas através do site do evento: www.abraves2017.com.br, pelo telefone (62) 3241.3939, ou ainda pelo e-mail: abraves2017@gmail.com.


Apoio

O principal encontro da suinocultura no Brasil já tem o apoio das principais empresas do setor, como o patrocínio Ouro da MSD e Hipra, o patrocínio Prata da Big Dutchman, Crystal Spring e De Heus, além do patrocínio Bronze das empresas Agroceres Multimix, APC, Biomin, Boehringer Ingelheim, Ceva, Des-Vet, Evance, Farmabase, Huvepharma, Inata, InfoporcBrasil, NutriQuest TechnoFeed, Tecnomerc, Sauvet, TopGen, Vansil e Vetoquinol e como Outros Patrocinadores das empresas APPA, Bayer, Bretanha, Choice Genetics, Hemoprot, Kemin, MCassab, Nutriad, Ordemilk e Zinpro.

O XVIII Congresso Abraves tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO), CRMV-GO, Embrapa Suínos e Aves, Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e FUNDEPEC/GOIÁS. Entre as mídias parceiras de divulgação do evento, estão o jornal O Presente Rural, a revista Suinocultura Industrial, a Editora 3Tres3, o Portal Suino.com, a Revista Pork e o APP Pig1000.


Serviço:

XVII Congresso Abraves

Data: 17 a 19 de outubro de 2017

Local: Centro de Convenções de Goiânia, Goiânia - GO

Informações: (62) 3241. 3939


(Fonte: Agronotícia)

BEM-ESTAR ANIMAL: Congresso da Abraves terá abordagem inédita