Publicado em: 30/07/2016

Alguns fatores são primordiais para que o produtor possa se manter na atividade suinícola, enfrentando os desafios de administrar seu negócio em meio às crises que frequentemente atingem as granjas

Confira artigo de José Luiz Bassani, especialista em Agronegócio na parte de Gestão e Crédito Rural, sobre a importância da gestão e do planejamento nas granjas para que os resultados da atividade possam ser satisfatórios!


.......................................................................................................................................................


Nos últimos tempos, como já ocorrido num passado recente, o produtor de suínos tem enfrentado diversas dificuldades para se manter na atividade. Ao menos três fatores contribuíram para este cenário de crise: primeiro, os altos preços da ração, onde o milho, principal componente da alimentação dos suínos, teve seu preço elevado num período muito curto, embalado pelo câmbio favorável às exportações, o que pegou muito produtor desprevenido e em dificuldades para repor estoques. Isso sem mencionarmos a falta de uma política agrícola do governo que pudesse regular o mercado e abastecer o produtor com preços mais acessíveis para compra de milho balcão. Em segundo, os preços recebidos pelo produtor pela venda do suíno vivo não consegue se manter num patamar ao menos razoável, que cubra boa parte dos custos de produção. E mesmo com uma recuperação dos preços ao longo do mês de junho, o produtor continuou enfrentando novas baixas e permanece recebendo bem menos do que a média de preços recebidos em 2015. E em terceiro, muitos produtores não tem recebido os valores dos lotes entregues para determinadas empresas, que também acabaram passando por dificuldades financeiras e até fechando as portas.


Percebemos, a partir daí, que o produtor de suínos, em meio a uma nova e certamente uma das mais graves crises do setor, está totalmente à mercê da especulação do mercado, em todos os aspectos, com uma margem de ganho, se não apertada, até bem abaixo da linha de custos, o que torna um desafio se manter na atividade. Muitos produtores operam no vermelho há tempos, sendo que dos seis meses do primeiro semestre, ao menos em quatro deles isso foi um fato incontestável, e a consequência é que alguns decidem sair do setor.


Para o produtor de suínos se manter no mercado, em um cenário onde possui pouco poder de influência, uma atitude é necessária e só depende exclusivamente do produtor: é fundamental realizar e seguir um bom planejamento

e aprimorar cada vez mais a gestão

dentro da sua propriedade. Mas como fazer isto? Essa é a grande questão também neste momento de crise!


O produtor precisa ter sua mente voltada para o negócio: acompanhar o mercado à sua volta; planejar ações de compras de insumos antecipadas, prevendo oscilações dos preços; acompanhar de perto os índices de produtividade a cada lote entregue e formar um histórico; estabelecer metas de produtividade aos seus colaboradores; controlar eventuais desperdícios de insumos; elaborar uma planilha de custos para saber o retorno que a atividade está gerando. Certamente, com essas ações, o produtor será mais eficiente na sua atividade. Isso exige trabalho no início para planejar e acompanhar, mas em médio e longo prazo resulta em vantagens por um planejamento bem feito e uma gestão bem sucedida.


A economia de centavos em alguns itens pode até parecer irrisória nesse contexto todo, mas se colocada toda despesa na ponta do lápis, o resultado tende a ser relevante ao longo dos meses e dos anos.


Portanto, assim como em qualquer atividade econômica, a produção de suínos exige, cada vez mais, uma visão empresarial do negócio que torne a atividade mais eficiente e até mesmo lucrativa em meio às tempestades do mercado. Se ganhar atualmente na suinocultura é muito difícil, sem gestão e planejamento isso se torna impossível!


O que lhes escrevo serve apenas como um pequeno alerta, já que o cotidiano da atividade exige, de fato, uma análise mais ampla e aplicada, às vezes, caso a caso, e que seja observado o modelo de produção. Por isso, meu caro produtor, fique à vontade para nos mandar seus comentários e para nos falar de sua experiência pessoal na atividade. Nossa intenção é continuar contribuindo com novas observações sobre Gestão e Planejamento nas granjas. Mande-nos seu e-mail, sua mensagem por WhatsApp ou por qualquer outro meio de comunicação. Assim, teremos diversas informações que podem implementar ações de gestão para o suinocultor, visando aumentar a eficiência e a rentabilidade no negócio!


CONTATOS: E-MAIL: jose.bassani@gestordoagro.com.br WHATSAPP: (45) 9818-0423.

A importância da gestão na atividade suinícola