TECNOLOGIA: Granja-modelo para a América do Sul multiplica a genética Topigs Norsvin

18/04/2016
Situada em Taquara Verde (SC), a nova granja dispõe de tecnologia de ponta, produzindo animais no pioneiro sistema de rebanho fechado, o “InGene”

Maior produtor e exportador da carne e berço da suinocultura brasileira, o Estado de Santa Catarina acaba de ganhar uma granja apontada como a mais moderna do Brasil e da América Latina. É a nova granja núcleo da Topigs Norsvin, situada em Taquara Verde, com tecnologia de ponta e produzindo animais no pioneiro sistema de rebanho fechado, o “InGene”.

Implantada em meio a maciços de reflorestamento no município de Caçador, a granja do Grupo Carboni (também de Santa Catarina) incorpora equipamentos e tecnologias de última geração no mundo e atende às mais exigentes regras de biossegurança e bem-estar animal. O empreendimento foi projetado para produzir 22 mil matrizes da TN70, inovação que é apontada por especialistas em genética suína como a melhor matriz do mundo.

 

CONFORTO, TECNOLOGIA E BEM ESTAR ANIMAL

 

Nas granjas convencionais, as fêmeas em período de gestação permanecem em gaiolas individuais, com pouco espaço à sua mobilidade. Em Taquara Verde, as fêmeas em gestação ficam em salas coletivas, de piso vazado e compacto, parcialmente divididas, que facilitam a higienização e favorecem a socialização das fêmeas no grupo. Ficam soltas e com total mobilidade, num ambiente de conforto, que resulta em menos stress.

Cada fêmea possui um chip. O operador da gestação determina a partir do score corporal e da fase produtiva, a quantidade de ração diária de que cada matriz necessita. Estas informações são repassadas via computador ao sistema eletrônico responsável pela pesagem e liberação individualizada do alimento. O animal pode acessar à ração quantas vezes quiser ao dia, sem ser incomodado. Mas terá acesso apenas ao volume total que lhe cabe. Cada animal entra individualmente na máquina, sem interferência de outras fêmeas.

Em vez do aquecimento com lâmpada de resistência, usado em granjas convencionais, em Taquara Verde os leitões são confortavelmente aquecidos através do piso onde estão embutidas placas plásticas contendo água quente. Os animais ficam próximos das fêmeas e esse sistema também diminui a mortalidade por esmagamento.

Já os galpões de creche possuem forração e cortinas duplas, além de aquecimento, prevenindo as baixas temperaturas que são comuns na região Oeste de SC durante a noite e especialmente no inverno.

Granja SPF (granja livre de doenças como Mycoplasma, APP, Pasteurella Aujeszky, e outras), a Taquara Verde conta com rígidos controles de acesso para pessoas e veículos, com divisão física e barreiras entre as áreas externas, de controle e área limpa.

 

EM LINHA COM AVANÇOS DA GENÉTICA MUNDIAL

 

Segundo o diretor da empresa de genética Topigs Norsvin  no Brasil, André Costa,  a parceria firmada com o grupo Carboni inclui implantação de programas e serviços como o pioneiro sistema InGene de produção em núcleo fechado, modalidade que já contabiliza mais de 250.000 matrizes no Brasil. Neste sistema, a granja recebe durante o povoamento, fêmeas bisavós, avós e matrizes F1. Depois, passa a produzir sua autorreposição. A partir dai a granja recebe de fora apenas sêmen dos melhores reprodutores Topigs Norsvin.

“O plantel de matrizes é integrado à base de dados PigBase na Holanda através de softwares que orientam o processo de seleção. Este sistema reduz o custo genético, aumenta a biossegurança e aproxima o criador parceiro do topo da pirâmide genética mundial”, explica André Costa.

A Topigs Norsvin investe mais de19 milhões de euros anuais em pesquisa e desenvolvimento, que lhe renderam a liderança em sequenciamento genético completo e seleção genômica. Através do sistema InGene, a Carboni participa ativamente deste processo.

 

DIFERENCIAIS ESTRATÉGICOS

 

Esta é a quarta granja do grupo Carboni, um conglomerado que também atua nas áreas de revenda de veículos e tratores e transporte rodoviário, gerando 720 empregos diretos.

Segundo o Diretor Osmar Carboni, o sucesso deste novo empreendimento, que demandou investimentos superiores a R$ 35 milhões, deve-se a três escolhas acertadas.

“Acertamos na escolha da localização, uma área isolada e protegida em meio a grandes reflorestamentos. Também acertamos ao firmar a parceria com a Topigs Norsvin. O material genético de última geração, a estrutura técnica, e a busca de melhorias genéticas fazem da Topigs Norvin a mais promissora empresa de genética suína do mundo”, raciocina.

Outro fator decisivo, segundo Osmar, foi a implantação da granja dentro de conceito e tecnologias que garantem bem-estar animal, o que vai proporcionar um ganho de produtividade e qualidade dos animais. “Fizemos, sem dúvida, as melhores escolhas”, assegura o Diretor, Osmar Carboni.

 

(Fonte: VS Comunicação)

Compartilhar


NOVO WEB SITE DA APS Desktop, Tablet e Mobile
Mais comodidade para você! Flexivel para navegar e visualizar em qualquer lugar.
Escolha Opções Tema
Customise o site Cores Predefinidas de Capa
Texturas de Fundo
Imagens de Fundo