SUINOCULTURA SUSTENTÁVEL É TEMA DE ENCONTRO NO PARANÁ

18/09/2015
Foram ministradas duas palestras, tendo como palestrantes Nilo Sá, Diretor-Executivo da ABCS, e o consultor Gustavo Gattás

Suinocultores das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná estiveram reunidos na noite da quarta-feira, dia 16 de setembro, no Encontro denominado “Suinocultura Sustentável”, realizado nas dependências do Clube Caça e Pesca de Toledo, no Oeste do Paraná, mesmo local onde se realiza, anualmente, a maior festa gastronômica à base de carne suína do Brasil, a Festa Nacional do Porco no Rolete, que em 2015 chega na sua 42ª edição.

O encontro de suinocultores foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e do Sistema APS, integrado pela Associação Paranaense de Suinocultores, Associações regionais e municipais de criadores de suínos do Paraná, e envolveu a Regional do Oeste do Paraná (Assuinoeste) e as associações municipais de suinocultores de Toledo e de Marechal Cândido Rondon, ambas da região do evento, e associações do Sudoeste, dentre as quais, a de Itapejara D’Oeste, que trouxe a maior delegação.

Além de servir para mostrar o que a ABCS está fazendo em prol da suinocultura brasileira, e as ações da Associação Paranaense de Suinocultores e as atuais demandas do setor, o evento também serviu para debater estratégias práticas para maximizar a viabilidade econômica do sistema suinícola.

Foram ministradas duas palestras, tendo como palestrantes Nilo Sá, Diretor-Executivo da ABCS, e o consultor Gustavo Gattás, sendo o evento prestigiado pelo ex-presidente da ABCS, João Luiz Seimetz, que compareceu ao encontro vestido com a camisa da atual campanha de incentiva ao consumo, “Escola + carne suína”.

O tema do encontro ressaltou a importância da adoção de práticas que preservem a sustentabilidade econômica, social e ambiental no desenvolvimento da suinocultura.

O presidente da APS, Jacir Dariva, destacou em seu pronunciamento no início dos trabalhos, todas as ações da entidade estadual em defesa dos interesses dos suinocultores do estado paranaense. Na sequência, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, também fez uso da palavra e ressaltou a importância da atividade para a composição do Valor Bruto de Produção Agropecuária de Toledo, hoje na casa dos R$ 1,750 bilhão, tendo cerca de 35% desse valor oriundo da suinocultura local. Após as palestras e pronunciamento foi servido um jantar com porco assado no rolete como prato principal.

Na avaliação do presidente do Sistema APS, Jacir Dariva, o encontro superou as expectativas, inclusive de público, com cerca de 300 produtores de vários municípios. “Esse era o foco do encontro, ou seja, o produtor e sua atividade, e nosso objetivo foi fornecer informações e orientações para que se continue buscando os melhores resultados na criação de suínos. O Sistema APS tem procurado sempre estar ao lado do suinocultor, defendendo seus interesses e o auxiliando no desenvolvimento da atividade”, ressaltou Dariva.

O evento teve apoio do Município de Toledo e do Sindicato Rural Patronal da cidade, bem como de pelo menos três empresas integradoras que atuam na região de Toledo: BRF, Primato Cooperativa e Globosuínos.

Compartilhar


NOVO WEB SITE DA APS Desktop, Tablet e Mobile
Mais comodidade para você! Flexivel para navegar e visualizar em qualquer lugar.
Escolha Opções Tema
Customise o site Cores Predefinidas de Capa
Texturas de Fundo
Imagens de Fundo