Paraná participa da Expedição da Suinocultura

30/07/2016
A primeira edição do projeto Expedição Suinocultura, da Gazeta do Povo/RPC será lançada em agosto e irá fazer um levantamento que busca diagnóstico da atividade

Numa iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, com envolvimento direto do sistema suinícola do Paraná, através da APS, Suinosul e Assuinoeste, a Expedição da Suinocultura vai a campo produzir um diagnóstico da suinocultura brasileira. Em sua primeira edição, a ser lançada no mês de agosto, o projeto vai percorrer as principais regiões produtoras de suínos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Uma equipe de técnicos e jornalistas da Gazeta do Povo, nesta primeira edição do projeto Expedição Suinocultura, farão um levantamento que busca diagnosticar a atividade brasileira, discutindo desde os padrões adotados nos frigoríficos à logística do embarque portuário. O projeto vai conferir criadouros (granjas com todos os tipos de criação), indústrias e corredores de exportação dos quatro estados.

Alternativa à carne do frango e do boi, a produção de suínos cresce, mas encontra dificuldades para se consolidar. Entre altos e baixos o consumo per capita se expande no mercado interno e a proteína encontra cada vez mais espaço no ambiente internacional. Opção de renda e diversificação dentro da porteira, na última década o suíno rompeu fronteiras e posicionou o Brasil entre os principais exportadores da carne.

“Além do crescimento da produção, do consumo e da exportação de suínos nesses estados e no Brasil, é cada vez maior a importância econômica e social do setor, potencializada pelos diversos elos da cadeia produtiva, como as empresas e indústrias fornecedoras de insumos e serviços”, destaca Giovani Ferreira, coordenador do Núcleo de Agronegócios da Gazeta do Povo.

 

Sobre a Expedição Suinocultura 2016

 

Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, projeto realizado há dez temporadas, e nesta edição conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Frimesa, Banco do Brasil, Suinosul e Confraria do Leitão.

 

(Matéria editada a partir de informações de publicação do site da Gazeta do Povo)

Compartilhar


NOVO WEB SITE DA APS Desktop, Tablet e Mobile
Mais comodidade para você! Flexivel para navegar e visualizar em qualquer lugar.
Escolha Opções Tema
Customise o site Cores Predefinidas de Capa
Texturas de Fundo
Imagens de Fundo