Lideranças da suinocultura brasileira e até do exterior desembarcam em Foz do Iguaçu no início desta semana, para participarem de mais uma edição da PorkExpo, que acontece na cidade de 28 a 30 de outubro, junto com o VII Congresso Internacional de Suinocultura. O evento conta com o apoio de praticamente todos os principais nomes que integram o sistema da suinocultura nacional, incluindo a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e sua afiliada estadual, a Associação Paranaense de Suinocultores (APS).
A PorkExpo é considerada o maior evento da suinocultura mundial, reunindo desde 2001 o melhor do segmento. Nos últimos dez anos, o evento já realizou mais de 500 palestras e recebeu cerca de 20 mil congressistas e 300 mil visitantes. Neste ano, mais uma vez tem como objetivo divulgar, debater e atender as necessidades do setor, contando com a participação de mais de 80 empresas, entre elas Bayer, DB Genética Suína, MSD, Ourofino, Alltech, Novagri, Novartis, SUIN, Sanphar, Nutreco, Weda, Choice Genetics e muitas outras.
Desde 1978, a carne suína vem se destacando como a mais importante fonte de proteína animal. Nos últimos 46 anos, a produção mundial cresceu a cada ano, 3,1%, e em nível nacional, 2,2%. Alguns elementos como sanidade, nutrição, bom manejo da granja, produção integrada e aprimoramento gerencial dos produtores contribuíram para aumentar a oferta interna e colocar o Brasil em quarto lugar no ranking de produção e exportação mundial de carne suína.
Durante a PorkExpo haverá um Congresso Técnico, com um total de 23 palestras de grandes nomes do setor, abordando temas de Reprodução, Nutrição, Produção, Manejo e Sanidade. Entre os palestrantes estão Glauber Machado, Irenilza Alencar Nãas, Bruno Silva, Gustavo Lima, Leonardo Cuevas, John Deen, Mike Tokach, Juan Maqueda, Daniel Linhares, Roberto Guedes e Janice Zanella.
O evento também terá um programa com palestras e discussões proferidas pelos maiores players do mercado, como Osler Desouzart, Marcos Fava Neves (USP), Rui Vargas (ABPA), Paulo Molinari, Marcelo Lopes (ABCS) e Adolfo Fontes, abordando temas como Economia, Mercado Global, Exportação e Produção de carne suína.