PORCO ASSADO NO ROLETE DEVE LEVAR MILHARES A TOLEDO NESTE DOMINGO

18/09/2015
O ponto alto da festa é o concurso para saber qual o melhor porco assado, o melhor recheio e o estande mais bonito e bem estruturado

Pela 42ª vez, a cidade de Toledo, localizada no Oeste do Paraná, realiza a maior festa gastronômica do Brasil que tem como prato principal a carne suína. Será neste domingo, dia 20 de setembro, quando novamente a promoção do Clube de Caça e Pesca do município colocará à disposição de milhares de pessoas, oriundas de toda a região e até de outras partes do país e do exterior, uma iguaria que há tempos ganhou a aprovação do consumidor: o porco recheado, assado no rolete, no ponto certo para ser consumido com saladas e outros acompanhantes.

Trata-se da 42ª Festa Nacional do Porco no Rolete, tradicionalmente realizada em Toledo no mês de setembro. Os organizadores do evento, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do município, estão otimistas para a edição deste ano e esperam receber aproximadamente 30 mil pessoas, que são atraídas pelo prato principal da festa.

O evento consegue, mesmo reunindo entre 30 e 35 mil pessoas a cada edição, manter-se num clima totalmente familiar, nos 130 estandes disponibilizados pelo clube promotor da festa para que o porco no rolete seja servido aos seus frequentadores. Os estandes são adquiridos por grupos de famílias e amigos, e também por empresas e indústrias que se utilizam da festa para promover a confraternização entre seus profissionais e clientes. Muitos grupos corporativos detém, atualmente, espaços próprios no interior do clube, numa área bem preservada e cercada de muito verde e água de um dos mananciais que cortam a cidade toledana. E é nesses locais, próximo à natureza preservada, que são preparados os almoços no dia da festa, para receber seus convidados.

O movimento começa ainda de madrugada, quando são assados no rolete os animais preparados com saborosos ingredientes que formam o recheio do porco. O animal é assado até “pururucar” o couro, também consumido com o restante da carne.

Segundo a presidente do Clube de Caça e Pesca de Toledo, Lorilda Jussara Grossi Bolson, na edição deste ano devem ser assados 300 animais, compondo a base do almoço nos estandes comercializados pelo clube, além da iguaria ser o prato principal do buffet montado no restaurante que serve os visitantes que não dispõem de estandes próprios.

O ponto alto da festa é o concurso para saber qual o melhor porco assado, o melhor recheio e o estande mais bonito e bem estruturado. “Os concorrentes são avaliados por uma comissão julgadora, e os três primeiros colocados com o melhor preparo de carne e recheio recebem troféus”, explica Lorilda.

O município de Toledo é hoje um dos maiores produtores de carne suína do Brasil, sendo o setor responsável por cerca de um terço do Valor Bruto de Produção (VBP), que hoje é de R$ 1,750 bilhão.

Compartilhar


NOVO WEB SITE DA APS Desktop, Tablet e Mobile
Mais comodidade para você! Flexivel para navegar e visualizar em qualquer lugar.
Escolha Opções Tema
Customise o site Cores Predefinidas de Capa
Texturas de Fundo
Imagens de Fundo