Lançado Departamento Nacional de Integração

07/08/2015
O departamento já conta com o apoio da Frente Parlamentar da Suinocultura; presidente da APS participou do lançamento

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), lançou na quinta-feira (6 de agosto), o Departamento Nacional de Integração. O objetivo é ter uma frente de trabalho ativa que busque informações para defender os interesses dos produtores de suínos integrados, que correspondem à cerca de 50% da produção brasileira.

Durante o lançamento, participaram representantes de produtores integrados das principais regiões do país, como Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e os deputados da Frente Parlamentar da Suinocultura, Covatti Filho (PP-RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC). Dentre os presentes estava o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), também produtor integrado, Jacir José Dariva.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, apresentou o departamento e explicou que o trabalho consistirá em reunir e unificar informações sobre contratos, planilhas de remuneração, metas técnicas, qualidades de insumos de granjas de integração em diversas regiões do país para formar uma base de dados capaz de dar força para esses produtores. “Nosso objetivo é buscar cada vez mais condições igualitárias e possibilitar o acesso a informações que facilite a vida do produtor na hora de fechar contratos com a indústria e na condução do dia a dia da produção”.

O diretor de relações institucionais da Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO) e diretor consultivo do departamento, Marcelo Valles Bento, tem boas expectativas com o projeto. De acordo com ele, as informações levantadas pelo departamento possibilitarão melhorar a parceria com a indústria. “Queremos auxiliar o produtor para uma melhor negociação e, assim, garantir ganho para indústria sempre garantindo o ganho do integrado”.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, Covatti Filho, é um grande apoiador do departamento. “Este novo projeto da ABCS é muito importante para nós deputados que trabalhamos diretamente com a agropecuária. As informações coletadas serão usadas como conhecimento e também como uma ferramenta para sabermos as demandas dos profissionais envolvidos na suinocultura”. Ele acredita que o departamento veio em boa hora para dar mais força para o projeto de lei da Integração.

Também integrante da Frente Parlamentar, o deputado federal Valdir Colatto acredita que os materiais gerados pelo grupo técnico trarão respaldo para os suinocultores, principalmente neste momento em que a lei da Integração está em pauta no Congresso. “Os produtores terão acesso a diversas informações que serão muito úteis na hora de negociar seu suíno com a indústria”.

Primeira missão

Os produtores integrados que participaram do lançamento do departamento, também acompanharam a reunião da Comissão de Suínos e Aves da CNA, onde foi discutida uma nova proposta do setor produtivo para os pontos conflitantes do Projeto de Lei da Integração.

A próxima missão do departamento será representar os integrados na audiência pública a ser realizada no dia 20 de agosto na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados em Brasília. O objetivo da audiência, proposta pelo Deputado Federal Bohn Gass (PT-RS) é esclarecer aos demais parlamentares as demandas do sistema de integração brasileiro.

 

(Fonte: ABCS)

Compartilhar


NOVO WEB SITE DA APS Desktop, Tablet e Mobile
Mais comodidade para você! Flexivel para navegar e visualizar em qualquer lugar.
Escolha Opções Tema
Customise o site Cores Predefinidas de Capa
Texturas de Fundo
Imagens de Fundo