Inovação marca estratégia da 2ª Semana Nacional da Carne Suína

15/09/2014
Novidades foram adotadas com objetivo de superar sucesso de 2013

A inovação foi a aposta da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do GPA para igualar e superar o grande sucesso da Semana Nacional da Carne Suína em sua segunda edição. Diversas novidades foram preparas para conquistar os clientes e melhorar o posicionamento da carne suína da maior rede varejista da América Latina.

Entre as novidades estão a ampliação do período de campanha “A Carne Suína é 10!”; a inovação nas ações de treinamento das equipes de loja; uma campanha específica para o produto nas lojas da bandeira Pão de Açúcar e outra direcionada para as unidades do Extra.

“Sabíamos do desafio de repetir um sucesso tão grande como o obtido no ano passado e, assim, ousamos ampliar ainda mais a campanha e a mobilização da equipe da ABCS e do GPA com o apoio do Sebrae Nacional. Nosso objetivo é transformar em realidade o que parecia impossível”, introduziu a coordenadora  nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) Sustentabilidade, Lívia Machado.

Por exemplo, a ampliação do tempo de campanha de 16 dias durante na primeira Semana Nacional da Carne Suína para cinco meses na segunda edição (de agosto a dezembro) visa aumentar as vendas totais do produto até o final do ano, mas, também, perenizar o nível de demanda pelo produto.

“Decidimos ampliar o período da campanha, pois, dado o sucesso da primeira Semana Nacional, percebemos o potencial de vender mais carne suína até o final do ano. Além disso, acreditamos que, assim, o consumidor vai incluir o consumo do produto na sua rotina e não apenas nas promoções”, explica o gerente comercial do GPA, David Buarque.

Outras peças fundamentais da estratégia foram as mais de 100 ações de capacitação de profissionais de carne (Cursos de Cortes), sensibilização de consumidores finais (Oficinas Gastronômicas) e conscientização de formadores de opinião (Palestras de Saudabilidade) que chegaram, diretamente, a cerca de 4 mil pessoas em todo o Brasil.

A capacitação alcançou mais de 800 colaboradores do GPA e foi dividida em conteúdo teórico (com informações sobre a história e qualidade da produção de suínos no Brasil), prático (cursos de cortes para demonstrar variedade e apresentação do produto) e motivacional (certificados, brindes, etc.) para criar comprometimento das equipes de loja com a campanha.

Além dos funcionários do GPA, formadores de opinião e consumidores finais também foram focos de ações específicas. As Palestras de Saudabilidade chegaram a mais de 1.800 estudantes, nutricionistas, médicos e donas de casa em diferentes estados do Brasil para derrubar os preconceitos sobre a proteína suína.

Já outros quase 1.500 consumidores finais tiveram a oportunidade de participar das Oficinas Gastronômicas em 16 estados. Além de desmistificar o consumo da proteína, os clientes do Pão de Açúcar e do Extra puderam saborear novos pratos à base de carne suína e receber dicas de receitas com o produto. “O trabalho do PNDS começou em 2010 com produtores e frigoríficos e, nos últimos dois anos, chegamos a outra ponta que é o varejo, os consumidores e os formadores de opinião. Neste ano, fizemos um trabalho ainda mais abrangente em busca do nosso objetivo de 18 kg de consumo per capita por habitante e maior sustentabilidade para o produtor”, detalha Lívia.

O PNDS trabalhou em conjunto com o GPA, por exemplo, na definição das identidades visuais e dos slogans da promoção de carne suína nas lojas e inserções de publicidade em diferentes veículos impressos, digitais e televisivos durante os cinco meses da ação.

Assim, para as lojas do Pão de Açúcar, foi criada uma nova identidade nas cores laranja, preto e branco, que conta como selo de bandeja “Especial Suínos”, divisores de gôndolas, adesivos de bandeja, placas de carrinhos, régua de gôndola e outros materiais.

Esta identidade já está presente em revistas, folheteria de loja, site do Pão de Açúcar e, mesmo, nas inserções publicitárias em veículos de grande circulação como a Folha de S. Paulo, Veja e outros veículos.

Na bandeira Extra, o trabalho estabeleceu como mascote um simpático porquinho com roupa de chef de cozinha e outros itens de identidade visual como selo de bandeja “Carne Suína é 10”, adesivos para balcões, testeiras, divisores de gôndolas, placas de carrinhos,  régua de gôndola, cartaz para cavalete e outros materiais.

A nova “cara” da carne suína para as lojas Extra já está presente em uma revista exclusiva sobre a carne suína, folheteria de loja, site da bandeira e, mesmo, nas inserções publicitárias em veículos de grande circulação como o jornal Destak e outros veículos, assim como nas divulgações do Clube Extra. Além disso, a campanha conta com anúncios na Rede Globo, às quintas-feiras, nos horários da novela das 21h.

“Apenas 55% dos lares mostram aceitação à carne suína. Queremos reverter esse quadro. Com todas estas novidades, a carne suína brasileira poderá mostrar todo seu sabor, qualidade e praticidade a centenas de milhares de consumidores finais em todo Brasil”, finaliza David.

 

Fonte: ABCS

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