Fórum debate Bem Estar Animal e Lei da Integração em Toledo neste dia 16

16/04/2015
O Paraná é o primeiro estado a realizar, em 2015, Fórum da ABCS, em parceria com a APS e Sebrae Nacional, para debater temas da cadeia produtiva de suínos

A cidade de Toledo, no Oeste do Paraná, foi escolhida para a realização do primeiro Fórum de Bem Estar Animal e Lei da Integração. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 16 de abril, no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, a partir das 13h30. A iniciativa é da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com Associação Paranaense de Suinocultores (APS) e Sebrae Nacional.

Produtores, profissionais do setor e parceiros do setor debatem temas relacionados às boas práticas agropecuárias e legislações relacionadas, incluindo o projeto que trata da Integração, que é uma das maneiras de gestão da atividade, além do comodato e da atividade independente.

O evento de Toledo integra o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e dá continuidade a uma série de diálogos protagonizados pela ABCS com o propósito de levar informação de qualidade ao criador.

Paraná no sistema nacional

Primeira entidade realizar o evento este ano, a APS defende que o Fórum é o pontapé inicial para aproximar o produtor paranaense do debate sobre bem estar animal e integração, entre outros temas que impactam o setor. “O Paraná está se inserindo cada vez mais dentro do sistema nacional, sempre com intuito de trabalhar em consonância com a ABCS pelo crescimento da atividade”, destaca o presidente da APS, Jacir Dariva.

Terceiro maior produtor de suínos do Brasil, o Paraná tem atraído investimentos significativos para o setor. No início do ano já iniciou operações, em sua etapa inicial, com abate de 1.600 suínos/dia, um frigorífico na região sul do estado, em Castro, resultado da parceria de três cooperativas: Capal, Batavo e Castrolanda. Na região Oeste, em Assis Chateaubriand, deverá ser construída a maior planta industrial para abate de suínos da América Latina, a partir de investimentos da Frimesa, que é uma agroindústria de várias cooperativas da região. Isso deverá aquecer ainda mais a atividade, além da expectativa de tornar o Paraná zona livre de Peste Suína Clássica reconhecida pela OIE, órgão que regula a questão da sanidade animal no mundo. “Diante de tudo o que está acontecendo e o que virá nos próximos anos, o produtor precisa estar atualizado para atender este mercado em constante crescimento”, ressalta o presidente da APS.

Ainda segundo Jacir Dariva, a temática do Fórum de Toledo é de extrema importância para a suinocultura paranaense dado as características da atividade no Paraná, onde a maioria dos suinocultores atua no sistema integrado. Justamente por isso, um dos destaques do evento será o debate em torno da futura Lei de Integração, em palestra que será ministrada pelo diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá. A intenção é incentivar os produtores a começarem a colocar em prática algumas prerrogativas da lei, como a criação da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC) em cada uma das unidades integradoras para defender os interesses dos produtores na relação com a agroindústria.

Bem Estar Animal

Outro tema bastante debatido no setor, o bem estar animal, também será discutido no Fórum em Toledo. O médico veterinário e consultor da Integrall, Iuri Machado, palestra sobre o assunto, com informações para que o produtor possa avaliar qual o modelo mais adequado à sua realidade e quais as políticas públicas existentes para implantar ações e práticas de bem-estar em sua propriedade, antes destas exigências se tornarem normativas ou questões de mercado, atendendo consumidores mais exigentes.

FNDS

O evento de Toledo será encerrado no fim da tarde com palestra do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, sobre as ações da entidade para o crescimento da atividade e sustentabilidade da cadeia, dentre as quais o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Esse Fundo, além de potencializar as ações de marketing e mercado em prol do aumento do consumo de carne suína no país, também tem como objetivo levar auxílio técnico e especializado às CADECs constituídas e, assim, ampliar a representação política dos suinocultores juntos aos órgãos reguladores do setor, contribuindo para a expansão de mercados e segurança à cadeia suinícola.

O Fórum acontece no Centro de Eventos Ismael Sperafico, de Toledo, na Rodovia 467, próximo ao trevo da cidade.

 

Conheça os palestrantes do Fórum de Toledo

IURI PINHEIRO MACHADO: Médico Veterinário, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS.  É sócio proprietário da Empresa de Consultoria Integrall Soluções em Produção Animal, atuando como consultor técnico na área de produção de suínos, desenvolvimento de projetos, formação e capacitação de talentos, implantação e gestão de experimentos e gestão técnica terceirizada. É Presidente da Comissão de Suinocultura da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).

MARCELO DIAS LOPES: Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos desde 2011. Presidente da Associação de Suínos do Distrito Federal (2 Biênios 2007/2011). Assessor parlamentar na Câmara Federal de 93 a 98. Formado em Administração de Empresas pela – UDF. Pós-graduação em Administração de Negócio – UDF. Empresário rural do ramo de grãos e suinocultor. Empresário na área alimentícia – panificação. Suinocultor há mais de 15 anos.

NILO CHAVES DE SÁ: Formado em Medicina Veterinária pela Universidade de Viçosa, Nilo é Mestre em Reprodução Animal pela mesma Universidade e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Com 10 anos de atuação pela atual BRF, o profissional foi responsável durante oito anos pela produção de leitões e três anos pela área de terminação da planta de Rio Verde, em Goiás, a maior do Brasil, que conta com mais de 70 mil matrizes.

Compartilhar


NOVO WEB SITE DA APS Desktop, Tablet e Mobile
Mais comodidade para você! Flexivel para navegar e visualizar em qualquer lugar.
Escolha Opções Tema
Customise o site Cores Predefinidas de Capa
Texturas de Fundo
Imagens de Fundo